Whats

sábado, 21 de junho de 2014

Téo e Luana

   
Por uma coisa à toa, um trocinho que Luana disse dos olhos pra fora, Téo se amuou no meio da sala, olhou pra um lado e se pôs na rua, se pôs na tarde, tardezinha.
    Olhei pra Luana, ela  a vê-lo sair, e quase fui-me saltar à frente do emburrado. Iria lhe passar um olhar duro, pra ele ver que estava a queimar a cama por causa de uma pulga. Mas não; deixei-o ir. Entretanto, o olhar de Luana me rogou a segui-lo; que ele estava a fundir a cuca.
      Furtivamente, eu segui ao meu intempérico amigo. E na sua primeira parada, oh Deus! Um boteco, um inferninho, um plaisir de soirée do Umbral: moços bêbados, moças sôfregas, vozes trôpegas, seios flácidos, flapt, flapt a bailar, a voltar ao decote. E que eu quis o Sinal da Cruz, ele saiu dali, voltou a trocar pernas. Ufa!
      Adiante, Téo encontrou um conhecido. Um carinha sujo, tristemente lembrando a um pobre morador de becos. Não dei bola ao que concordaram, e Téo seguiu, apressando o caminho. Daí quedou-se ao portão de uma mansão, onde se iria dar uma festinha.
      O porteiro, ao ver a boa feição de Téo ― feição mudada pelo bater pernas? ― abriu-lhe o portão. O porteiro estalou dedos e disse: “Qualquer coisa, você é meu amigo”. Então ele entrou, e eu, no ofício que me impôs o olhar tristinho de Luana, saltei à grade pela parte erma do jardim, e fui-me esconder deles atrás de um oleandro.
       Mas olha só, Téo  também  não tem  tarimba:  ir-se encontrar, de  cara, com as garotas, ainda mais a Lulu, a aniversariante? Hã! Um irmão dela bufou, e bufou outro irmão mais cabeçudo, e Téo pegou, pra minha alegria, o caminho do portão que o porteiro escancarou às pressas.
      Segui ao  meu intempérico amigo, na sua volta. Não me preocupei com os plaisir de soirée do Umbral do caminho, porque Téo voltava de instinto e alma para Luana. E assim que apontou a cara na porta, o menino da casa, que chegara da escola, gritou à mãe, a mãe que nem sabia que o cãozinho havia saído às ruas: “Mãeê, Téo voltou!”
       Voltou, parou no meio da sala, olhou pra um lado, saltou-se ao sofá, juntou-se à Luana. Daí, com eles em paz, Téo de carinha seca nas patas dela, eu vim-me embora. Vim, vibrando com o instinto de carinho e dependência que os conduz. Sei do árduo trabalho que terei para com o jeito de Téo, assim que ele deixar o plano físico. Até lá, é claro, ele há de se amuar pelas coisas à toa, um trocinho que Luana disser dos olhos pra fora.



21 comentários:

  1. Glaucia Jose Lara
    curtiu isso: TÉO E LUANA

    ResponderExcluir
  2. Maria Do Carmo Ferreira
    curtiu isso; TÉO E LUANA

    ResponderExcluir
  3. Essa mania de ficar emburrado por conta de coisas ditas dos olhos pra fora...Historinha encantadora como sempre encontro aqui. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  4. Dilce Nery Toledo
    Lindo! A emoção de Luana , o amor e o carinho fo Téo um sentimento de um verdadeiro amor incondicional! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marcio.

    Lindo demais esse conto! A sensibilidade age no impulso e a amizade por toda a eternidade... Lindo demais, amei, parabéns!

    Beijos, lu e Vivi

    ResponderExcluir
  6. Marisa Piedras
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  7. É tocante esse conto, Marcio, profundamente sensório e mostra a importância do laços afetivos que unem as criaturas, quando os mesmos são sinceros. Parabéns, amigo, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Téo, figura especial e indispensável...Puro amor...Sobretudo quando volta de instinto e alma pra quem de fato o ama! Muito bem arquitetado o seu conto, Marcio. E muito gostoso de se ler. Ah, se todos tivessem um Téo em casa...

    ResponderExcluir
  9. Suas estórias sempre nos encanta e comove. Parabéns, Márcio! Abraços, Ysolda.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Márcio, parabéns por tecer um conto belo e mágico!!Abraços, Van.

    ResponderExcluir
  11. Um belo e sensível conto, amigo! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Ceiça Lima

    marcou com +1: TÉO E LUANA

    ResponderExcluir
  13. Perfeito e comovente conto com arte Marcio.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Uma bela construção onde há emoção.

    ResponderExcluir
  15. Márcio por metáforas muito inteligentes foi nos passado uma bela mensagem, quem souber entendê-las verá uma mensagem espiritual, quem não verão uma bela história dos elos indestrutíveis da amizade, abraços e muita paz, Luconi

    ResponderExcluir
  16. Julia Viana
    Excelente seu conto poeta MarcioBuriti Texto,ficou cheio de profundidade!,parabéns!Uma ótima noite cheia de paz!

    ResponderExcluir
  17. Eles sempre voltam, Márcio. Ou seja: quase sempre. Porque há um momento no qual eles não podem voltar mais.
    Linda historinha! Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  18. Lia Fragmentos De Cotidiano
    Que lindo conto MarcioBuriti! Adorei!

    ResponderExcluir
  19. Achei uma história muito rica e encantadora, Márcio. Gostei muito.
    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  20. E a surpresa? Essa foi a melhor que o intempérico amigo podia aprontar. E eu achando que era outra coisa rs... Com a marca Buriti, deu nisso! Amei!

    ResponderExcluir
  21. Tocante seu conto poeta Marcio,profundamente nos comoveu a história,gostei muito!Um abraço da Liana.

    ResponderExcluir

Que bom receber seu comentário! Ele será publicado. Obrigado!