No Dia das Crianças, esta historinha vai para Lara David Céo, a Luarzinha, que, aos três anos e meio de idade, já manifesta preocupação com a caça aos animais.
UMA vez, era a casinha de Vovó Isaura, lá longe, lonjura, beira de riozinho e de mata com o verde dos lápis de pintura. E era uma menina, a Lara, jeitinho de flor e sabida, que ia ficar com a Vovó na rede da varandinha, a Vovó a destampar seu pote de historinhas.
Um dia, a Vovó lhe dizia coisas do Socozinho, um passarinho pescador, quando se ouviu o trot-ki-trot-ki-trot duns cavaleiros. Eles gritaram à Vovó que iam à mata matar um lobo ladrão, visto por ali. A Vovó levou as mãos ao rosto: “Ah, não!”
Trot-ki-trot, e os homens sem o lobo matar. Era de a Vovó se alegrar, pois ela tinha no coração que o lobo dali não era ladrão. “Mentira”, ela dizia, “que ele pega carneirinhos, coisa e tal, e até pintinhos em quintal. Tudo mentira!”
Numa manhã, por forcinha das pernas, ela não foi com Lara à cerca da casinha. E Lara foi mais; até o riozinho, beirinha da mata. Santa Maria! E o lobo? E os tiros do caçador impiedoso? Que nada! O lobo veio de banda do rio, e Lara e ele, ó, cara a cara. Nó!
Lara e o lobo, ela umas coisas lhe disse, e ele saiu. Mas logo parou pra que ela o seguisse. Daí, ouviu-se adiante o aflito duns carneirinhos, e o lobo virou um risquinho, atrás. Também se ouviu o trot-ki-trot dos cavalos, e Lara correu para o lobo, a gritar que fugisse para a mata.
O lobo fugir? Hã, vai pensando! Ele fez, foi enfrentar uns lobos loucos que atacavam os carneirinhos. E que os afastou, um cavaleiro ainda quis nele atirar; mas Lara, corajosa, sem pensar saltou à frente do amiguinho e disse: “Você não viu, que ele protegeu os carneirinhos?”
Bom, tudo serenado, diinhas depois, olha quem se deitou no quintal de Vovó Isaura, no meio de porquinhos e galinhas... O lobo! Uh, uh! Ficou lá tempão, até que Lara chegou, lhe deu pão, se sentou à sua frente e pegou a lhe contar as historinhas que a Vovó lhe contava, na rede da varandinha.
Wanda Morbeck (Google+)
ResponderExcluirBela viagem. Gostei.
Vanesa Darias
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO "
¡Qué hermosa historia! Ideal para el Día de los Niños. Un hermoso educación, Marcio. Beso Stell.
ResponderExcluirSoniva Soares
ResponderExcluirAbraço menino Márcio...
Vera Del Puente
ResponderExcluirque lindo ..amei bj grande saudade .Vê se aparece.
Bela e singela criatividade, Márcio, providencial para o Dia das Crianças que se aproxima. Parabéns e um grande abraço.
ResponderExcluirMuito bonito...Abraço. Bell
ResponderExcluirlulis espiricueta
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO "
Linda e encantada homenagem ao Dia das Crianças, parabéns querido poeta!!!Bjs, Van.
ResponderExcluirJose Villa Morin
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO "
Márcio querido
ResponderExcluirComo me sinto criança ao ler suas encantadoras histórias. Que bom saber que nem todo lobo é mau. O homem , na sua ignorância, não consegue enxergar a importância dos animais no meio ambiente. Ao fazer uso da linguagem infantil, com muita propriedade você dá o seu recado aos adultos.
Um grande presente o seu texto para as crianças e seus papais.
Marcio, sempre sensível é você com suas mágicas historinhas. Belo presente para Lara, que tão cedo já abraça uma causa. Abraço.
ResponderExcluirMárcio ... Sua história ficou linda e fascinante que até um lobo fascinou. só podia partir de ti mestre. Você trança seus versos com tanta cadência , ritmo , de uma forma tão sutil que nos fazem transcendentalmente ... VOAR... Um abraço / Luamor
ResponderExcluirPerfeito Márcio, gostaria de ter tempo para ler teus contos quentinhos saídos do forno, este como os outros me encantou, você sabe falar aos nossos corações despertando nossa criança interior, obrigada por estes momentos, abraços Luconi
ResponderExcluirTatiana Santiago
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO "
Ianie David
ResponderExcluircomentou HISTORINHAS PARA UM LOBO
Eu amei!
Ah que lindo Márcio. Adoro as sua historias.
ResponderExcluirParabéns pela linda homenagem a pequena grande Lara.
Beijinhos!
Fabio Ceo
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO "
Ysolda Cabral
ResponderExcluirmarcou com +1: HISTORINHAS PARA UM LOBO
Ysolda Cabral
ResponderExcluircomentou "Adorei a leitura, como sempre..." em: HISTORINHAS PARA UM LOBO
Que nunca deixe morrer esse seu lado de ver as crianças e a natureza, se a maioria pensassem assim como você, teríamos um mundo muito mais bonito. Que Deus te ilumine e que nos traga sempre belas historinhas. Bom final de semana!
ResponderExcluirAh!! Cida.
ResponderExcluirMarina Alves
ResponderExcluirO que faz ficar bonito é esse toque só de Marcio, que mesmo a gente querendo copiar só por achar bonito, nunca nunca que vai conseguir! Então ficamos no "apriceio" como diriam os bons lá da minha rocinha... Parabéns!
Lilian Bruna Alves Lemes
ResponderExcluirHuum muito lindo
Que delícia e beleza essa interação que você, querido encantador de palavras, acaba criando entre as crianças, os adultos e a natureza, de uma forma sempre tão singular! Depois que já se fizeram tantas caricaturas malévolas dos animais nas histórias e cantigas infantis para amedrontar as crianças, como o lobo mau, o boi da cara preta..., você acaba abrindo-nos os olhos do coração para esse reencamento da vida que só aos mais sensíveis se descortina! Hoje meu coração teve um belo Dia da Criança ao passear tão ludicamente pelo seu belíssimo texto, Márcio! Obrigada! E grande abraço!
ResponderExcluirJulia Viana
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Ana Santos
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Maria Mineira
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Vera Del Puente,
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Vanice Zimermann Ferreira
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Mariana Oliveira
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Lucia Freitas
ResponderExcluircurtiu HISTORINHAS PARA UM LOBO
Historinha mais linda de ler, Márcio.
ResponderExcluirCoração lindo o da Luarzinha.
Grande abraço.
Tudo bem? Vim atrás de um bolo quentinho saído do forno, mas como ainda está na batedeira, então, reli este belo conto, tomei um cafezinho e volto para o bolo em outro dia, bjos Luconi
ResponderExcluirMaria Conceição Alves
ResponderExcluircurtiu isso.
Ceiça Lima
ResponderExcluirmarcou com +1 HISTORINHAS PARA UM LOBO
Magistral! Ah, mas estou levando para a escola, sim. Muito obrigada por essa delícia de leitura, sensível escritor Marcio Buriti. Te adoro, viu? Bjo!
ResponderExcluirIsa Morins.
Ah, Marcio, a Isa me falou desta historinha maravilhosa. Que belas inspirações você tem, menino lindo. Te amamos. Beijo!
ResponderExcluirSueli Almeida.
Ai, que lindo! Dá essa menininha pra mim, Marcio? Kkkkkkk! Lindo, lindo, lindaaaaa! Beijo, escritor maravilhoso\!
ResponderExcluirCarolina Romão
Olá, Marcio, por que não me avisaste desta historinha linda? Linda, linda, com toda a sua sensibilidade. Abraço com um fado de Lisbon!
ResponderExcluirAllan Portugal
Vamos aceitar o lobo como amigo? Quem quer contar uma historinha para um lobo quietinho? Todo mundo gritou que quer. Você é dez, Marcio. Linda a historinha da menina Lara. Parabéns!
ResponderExcluirRosimeire Lopes
Muito legal messssmo! Deliciosa leitura sobre a vovó e a menina. Beijo, Márcio!
ResponderExcluirAndréa Figueira
Ótima historinha! Amei estar na rede com a vovó... rs
ResponderExcluirEduarda PF Souza