Whats

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A derradeira prosa


AMIGOS se sabem; a estrutura basta, e pronto. Ora, ao tempo de criança, quando o mundo de um se fez deserto, e que a sede de um amigo se fez mais forte que o deserto, eis o amigo. Daí, já no primeiro segundo, e por toda a estrada que pisaram, nenhum precisou pensar em voz alta, pois o nexo da amizade basta. 
   Cada um com sua vida, na tangência de tocar seus espinhos e colher alguma flor. Agora, estão eles na estação. Um espera o trem. Calados, olhos fechados, os dois se preparam para a separação, sabendo-se esteados pela amizade. 
     As palavras, entre eles, jamais se fizeram urgentes. Foram ditas, sim; porém, foram elas pleonasmo aos ditames do pensamento. Agora, um deles abre os olhos e tira papel e lápis da jaqueta que o protege do vento. E o vento, o vento que anuncia o trem, surge na curva da estrada. Atrás dele vem o trem, e ele sabe que precisa escrever o que lhe fala o pensamento do amigo, antes que ele parta. 
   E como lhe chegou o vento, chegaram-lhe os ditames do silencioso companheiro. Chegaram à forma mais simples da pureza. Tão puros que escrever suas palavras foi como se sentar na terra para ver nascer uma flor. E não por coincidência, posto que a coincidência seja um luar que não existe, o amigo lhe falou de uma flor. Uma flor que não nasceu no chão, mas no seu coração. 
     O escritor sabia da flor; no entanto, não sabia que o amigo pretendesse soltar a paixão do cultivo dessa flor aos que ficariam na estação... Uma flor rósea; rosa. Uma rosa que ele levou ao fundo dos olhos ao tempo da escolinha. Agora, décadas depois, sem que esperasse, eis a mulher, a rosa do tempo de menino preenchendo os sentidos da sua vida: rosa sentido branco, vermelho bordeaux, verde, amarelo, violeta, vermelho... 
    Rosa vermelha? Sim, vermelha até que um vento inventado a despetalou do seu coração. Foi-lhe tão brusco o vento, e tão ruim não sentir sua raiz no coração, e tão ruim o vazio que ela deixou, que ele, o passageiro único do trem, deixou vazar as lágrimas todas do poço do fundo dos olhos. 
    Agora, o vento que anunciava o trem se desfez, e o trem surgiu na curva. Os amigos se despediram, e, no apertar firme de mãos, e sem que usassem de palavras, o que ficaria na estação tirou do bolso do passageiro a foto em face dupla, na qual se via a rosa, a mulher do seu coração. 
    O trem não pode esperar, e ele embarcou de olhos fechados, cansados de derramar lágrimas, para outro lugar; um lugar em que se sentaria saudoso, mas esperançoso de reencontrar, mesmo ali, a rosa, a mulher que foi dele um dia. Esta foi a derradeira prosa que do amigo brotou.




7 comentários:

  1. Noooooooossa que maravilha,Marcio!

    Um encanto e esse lirismo faz bem. ADOREI te ler! Emocionante prosa! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Emocionante quando se trata de amizades. Tenha um bom final de semana amigo! Carinho da Cida.

    ResponderExcluir
  3. Você, grande encantador de palavras, sabe sempre como ir direto ao âmago! Só quem é Amigo e tem o privilégio de contar com amigos de verdade conhece o valor e a dimensão real desse diálogo que se trava no silêncio, "QUANDO DOIS SE PREPARAM PARA A SEPARAÇÃO, SABENDO-SE ESTEADOS PELA AMIZADE." E o vento, o vento sim, leva os homens. "Eles não têm raízes. Eles não gostam de raízes." Mas "as estradas vão sempre todas em direção aos homens" (Saint Exupèry) e por elas é que sempre encontraremos aquela(s) flor(es) que tantos discursos dirá(ão) à nossa alma, que de modo tão especial irá(ão) perfumar a nossa vida! Flor(es) plantada(s) pelos rastros daqueles que de forma tão especial cruzam os nossos caminhos. Obrigada por semear tanta beleza e ternura, querido poeta!
    Beijos no coração.
    Lene

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amigo Marcio!
    Tudo bem?
    Agradeço o convite para visitá-lo.
    Parabéns pelo espaço tão aconchegante e maravilhosos pensamentos!
    Nessa construção tão envolvente, vale ressaltar que a distância pode dificultar, mas jamais terá forças para apagar belos sentimentos...
    Uma amizade sincera, unirá para sempre duas almas!
    Amei!
    Que a inspiração divina sempre repouse no seu coração!
    Muita luz!
    Abraços poéticos.
    Márcia Ramos

    ResponderExcluir
  5. " o nexo da amizade basta"- profundo e filosófico.
    Os amigos se bastam mesmo à distância. Eu que o diga. Quanto aprendi com você! E o quanto aprendo!
    A prosa à distância é válida quando amigos se entendem e nunca esquecem " rosa vermelha" que marcou a sua amizade.

    ResponderExcluir
  6. Preciosidade essa, de quando as palavras não precisam ser ditas por redundarem com os ditames do pensamento... O valor está aí, em cada palavra desse texto bonito. Em doses homeopáticas, ler Buriti é bom! Vou melhor que cheguei. Abraço.

    ResponderExcluir

Que bom receber seu comentário! Ele será publicado. Obrigado!