Whats

sábado, 21 de setembro de 2013

Os sapatos do Menino 84

Que aquele magricela de pés no chão, roupa acanhada, a de ver a Deus, e olhar de um cãozinho com saudade, pisou na sala de aula, cada criança quis tê-lo sentado do seu lado. Mas a professora... Crianças! Vô Patrício vai-se sentar aqui, pertinho do quadro, porque não enxerga muito bem.
    Vô Patrício, ou Menino 84, por causa da sua idade, virou o tchã. À hora da merenda, as crianças preferiam sua historinha ao arroz-doce; faziam roda. E que uma professora disse ah, eu vou entrar na roda, as outras, ó, atrás dela.
    Não demorou  e  as  crianças se deixaram  do Saci, da  Narizinho  e Vovó Benta, tanta era a ternura que escapava do Menino 84. E que ele já escrevia de carreirinha, eis a novidade: o concurso “Quem escreve o melhor texto?”. O prêmio? Um caminhãozinho de plástico e grandão, ou uma boneca que falava ma-mãe.
    O lugar, Céuzinho, entrou em alvoroço. E as mães, aos filhos, então? Ó, escreva direitim; bem bunitim. E a professora, a jogar lenha na fogueira? Quem será que vai levar o caminhãozinho ou a boneca, hein? Quem será!
   Quem será que foi o menino Juca, o  vencedor. Mas aí  questá: enquanto o caminhãozinho não chegava de tal cidade, o povo de Céuzinho tinha na ponta da língua o texto de Vô Patrício. Só se falava nisso:

Vim menino, coisa do mato. Fui cabo d’enxada, banho de córgo, barriga-d’água, pé na enxurrada. De um tudo: até ‘sobio de passarim nas matas; ‘sobio cantadô. E vi de um tudo: “arma” penada, facho de fogo na serra... Mas fui meu benzedô.
Vim menino, coisa de taipa. Fui jão-de-barro, barro e capim. De um tudo: lida de sol a sol, numa espera sem-fim. E vi de um tudo: gente de pé no chão, a sumir nos confins. 
Ora sou d’alegria, que nem ver no circo o paiaço. Sou de livro e caderno; não tenho a vida no laço; sou do viver... Vim menino da taipa, bicho do mato, é vero; mas ganhei um mundo no escrever e ler.

    Aí, à hora da entrega do prêmio, Juca vai e repassa-o a Vô Patrício: Toma vô, é seu. Mas o velhinho o devolveu: não que meu tempo de caminhãozinho tenha-se apagado; não. Mas eu queria era o prêmio de ter meus pés morando em sapatos...
    Sabe o silêncio, aonde se secou um  corguinho? Foi esse o que se fez na escola. Mas a professora o quebrou, cortando lágrima: Assim seja, Vô Patrício!
    Diinhas  depois,  ó  o  Menino 84 de sapatos, pelas  ruazinhas de Céuzinho!



12 comentários:

  1. Márcio que linda história... sua criatividade é infinitamente pueril, terna... poética, amei vô Patrício!!! BjZ

    ResponderExcluir
  2. j'aimerais vraiment cette école. Je voulais m'asseoir avec le Menino84, Marcio. Gros câlin. Malice.

    ResponderExcluir
  3. Suas histórias sempre me encantam e me faz voltar no tempo. Carinho da Cida.

    ResponderExcluir
  4. Que belo! Como diferem os sonhos! Uma alma rica e os pés descalços. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uma linda história, Marcio! Mas se eu fosse ele, teria preferido ficar com o caminhãozinho.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marcio, é um show as suas histórinhas, adoro te ler amigo, meus aplausos muito bom. Boa semana.

    Maria Mendes

    ResponderExcluir
  7. Eu, como Vô Patrício, ganho o mundo lendo e escrevendo.
    Meu mundo fica cada vez mais enriquecido quando leio suas estórias pueris e ricas em mensagens.
    Chamou-me bastante atenção o vocabulário matuto: dreitim,, bunitim, passarim. Fiel ao personagem.
    O sentimento do agradecer também está presente na estória. Lindo o trecho em que o menino oferece o prêmio ao Vô. Um par de de sapatos para um pé calejado... A realização de um sonho para quem se propõe a vivê-lo .Poderá existir algo tão gratificante assim?
    Parabéns, Márcio, pela criatividade e pelos ensinamentos de vida em seu texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Marcio, comoveu-me a história do vô Patrício, quantas hist´rias tem ele para nos ensinar, mas resolveu aprender, quantos vôs estão por aí, a contar suas histórias, mas sem algum reconhecimento, um céu repleto de aventuras e um chão cheio de esperanças. Parabéns pelas belas palavras que fizeram um texto maravilhoso. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Márcio, Márcio! Cada narrativa, mais que poesia: uma bela lição! Aqui foram várias: do respeito às diferenças, passando pela inclusão social, a honra no reconhecimento, a aventura do aprendizado que recomeça todos os dias e não termina nunca, a fidelidade quase reverencial às características próprias da linguagem de cada personagem traduzindo-lhes metalinguisticamente suas características físicas. Comovente! No mês dedicado às crianças e aos professores, meu coração lhe é profundamente grato por esse precioso presente! Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  10. E que a ternura chega de mansinho atrás de cada dizer, pra no final a festa ficar bonita assim. É desse jeitinho que a gente quer fincar ranchinho nesses terrenos. Bonito pra sobrar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Que bom receber seu comentário! Ele será publicado. Obrigado!